Aula 21 - 01.08.2012
Após um bom período de descanso, voltamos às aulas, e para
relembrar, principalmente o último conteúdo repassado, que foi Herança,
Reescrita e Polimorfismo, fizemos um exercício que o professor passou por
e-mail durante a aula.
A proposta foi:
Considere uma classe veículo com duas classes derivadas,
Automóvel e Bicicleta. Essas classes têm três métodos, definidos para veículos
de forma geral e redefinidos mais especificamente para automóveis e bicicletas;
As funções são:
checkList(), para verificar o que precisa ser analisado no
veículo;
adjust(), para realizar os reparos e a manutenção
necessária;
cleanup(), para realizar procedimentos de limpeza do
veículo.
A aplicação Oficina define um objeto que recebe objetos da
classe Veículo. Para cada veículo recebido, a oficina executa na sequencia os
três métodos da classe Veículo. Crie uma classe principal que gera
randomicamente 10 objetos de automóveis e de veículos e passa cada um deles
pela oficina.
Para resolver esse problema, aprendi que no Java, podemos importar
classes de uma biblioteca do próprio Java. No caso desse exercício, tivemos que
usar a classe Random, que gera números aleatórios. Antes mesmo de começar a
classe Oficina, na qual iremos utilizar a classe Random e teremos o método
main, digitamos a seguinte linha: import java.util.Random;
Agora que temos uma classe importada, podemos utilizar, por
exemplo, os métodos dessa classe, instanciando objetos dela, para podermos
gerar os números randômicos.
Achei a aula bem esclarecedora, e o assunto de Herança,
Reescrita e Polimorfismo já estava entendido, e é bom saber que temos uma ampla
biblioteca já adicionada ao Java.
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