sábado, 8 de setembro de 2012

Apresentação do Trabalho

Aula 28 - 05.09.2012

  Ocorreu tudo bem, apesar de que eu não tenha conseguido excluir um registro selecionado pelo usuário, e não ter encontrado nenhuma funcionalidade extra para adicionar ao meu programa. Agora vamos esperar pela nota e pelo e-mail do professor, e descobrir se preciso ir a próxima aula, espero que não =P

Trabalho...

Aula 26 - 28.08.2012 e Aula 27 - 29.08.2012

  Professor nos deixou essas duas aulas para realizarmos o trabalho, já que a maioria da turma estava com dificuldades, e nos ajudou a começar e resolver os problemas, dando dicas de como montar o menu e às outras classes, que servirão para inserir e listar os registros, por exemplo.

  Ao final dessas duas aulas consegui montar o menu, e inserir os dados no arquivo txt.

  Até então estou meio confuso com esse trabalho, pois não sei exatamente como utilizar às classes importadas do Java para mexer com o arquivo txt, pois ainda estou com erros de não conseguir listar os dados inseridos no arquivo.

Exceções

Aula 25 - 22.08.2012

  As exceções em Java servem para tratar erros possíveis na execução de um programa. Caso um usuário resolva digitar uma letra ao invés de um número em uma seleção de números, um erro aparecerá na tela para o usuário. Usando as exceções do Java, conseguimos retornar na tela uma mensagem de erro compreensível, e consequentemente não travar o programa.

  Se o usuário provocar o erro acima, na tela para o usuário iria aparecer “InputMismatchException”, então tratamos essa exceção com o try e catch, ex.:

try {
    //execução do programa.
}catch(InputMismatchException e) {
    System.out.println(“Erro, insira apenas números”);
}

  Nós podemos também usar às exceções mas não trata-las, usando a palavra throws, logo após a criação do método ou classe.

  Conteúdo muito útil, que irá servir bastante para a realização do trabalho.

Interfaces

Aula 24 - 21.08.2012

  Interface, é muito parecido com a herança de classes, porém, na herança, você pode utilizar um método com o mesmo nome e implementa-lo, já a interface te obriga a utilizar aquele método, por isso que dizemos que quando uma classe utiliza uma interface, ela esta assinando um contrato. Ou seja, você pode assinar esse contrato, mas terá que explicar o que irá fazer com cada método que nele contém.

Trabalho...

Aula 23 - 15.08.2012

  Tivemos um tempinho nesta aula para a realização do trabalho, pois pelo que vemos, toda a turma está meio confusa. O trabalho consiste em criar um programa simples que salve registros inseridos pelo usuário em um arquivo de texto (.txt), e após isso liste-os, exclua um selecionado, apague o arquivo e alguma função adicional.

  Neste momento ainda estava meio confuso de como começar o programa, mesmo que já tinha classes baixados da internet, fiquei meio confuso de como usar às classes importadas pelo Java, como por exemplo a classe Scanner ou até mesmo o Java.io. Até o momento o programa não está funcionando, não consegui adaptar classes já feitas.

Classes Abstratas

Aula 22 - 08.08.2012

  Aprendi que no Java, podemos criar classes Abstratas, no qual servem para obrigar às classes filhas a instanciarem os métodos que estão nela. Se uma classe abstrata for implementada a outra, e tentarmos executar esta sem chamarmos o método abstrato, temos um erro.

  Ou seja, métodos abstratos, podem existir somente em classes abstratas e não em qualquer classe. Um bom exemplo é se nós criarmos uma classe abstrata Pessoa, e duas outras chamadas PessoaFisica e PessoaJuridica, e declarar um método para inserir os dados dos mesmos. E após isso, é só modificar o método em cada classe.

  A classe abstrata pode ajudar a evitar de esquecermos de, por exemplo, testarmos se um CPF é válido ou não.